Administração

Orientar servidores e estagiários para a utilização das interfaces e ferramentas de administração do SIGAT, permitindo o controle dos usuários, a criação de modelos de mensagem, secretarias, locais, bancadas e serviços, além de permitir visualizar o log de eventos do sistema.

Log de eventos

OBJETIVO

Orientar servidores e estagiários para a utilização do log de eventos do SIGAT, permitindo visualizar todas as ações realizadas dentro do sistema.

Definições

SIGAT – Sistema de gestão de atendimento técnico desenvolvido pela prefeitura municipal de Sorocaba SP.


Utilização do log de eventos

Ao acessar a tela de administração, a primeira aba que pode ser visualizada é a aba de log de eventos. Nesta aba, é possível visualizar um histórico de todas as ações realizadas dentro do SIGAT, mostrando informações referentes ao identificador da ação, o tipo de ação realizada, a descrição da ação, o momento que a ação ocorreu e o responsável pela ação. 

Também é possível pesquisar por ações especificas utilizando os diversos filtros de pesquisa, podendo ordenar cada coluna por ordem alfabética ao clicar nos nomes das colunas da tabela.

Tabela de log de eventos.png

Figura 1 - Tabela de log de eventos

Assim, estão concluídas as instruções relacionadas ao log de eventos do SIGAT. 

Usuários

OBJETIVO

Orientar servidores e estagiários para a utilização da aba de usuários no SIGAT, permitindo realizar o controle de permissões e cadastro de usuários.

Definições

SIGAT – Sistema de gestão de atendimento técnico desenvolvido pela prefeitura municipal de Sorocaba SP.


Controle de usuários

A aba de usuários permite adicionar usuários novos ao sistema e visualizar e alterar as permissões de usuários existentes. Além disso, também dispõe de filtros de pesquisa para facilitar a localização de usuários.

Criação de usuários

Por padrão, o SIGAT mostra os campos de preenchimento no modo pesquisa. Para criar um usuário será preciso clicar no botão de adicionar no canto superior direito da tabela para alterar para o modo de criação de usuário.

Alterar para modo de criação.png

Figura 1 - Alterar para criação de usuário

Em seguida, os campos deverão ser preenchidos com as informações relevantes e o nível de permissão que o usuário deverá ter, para depois clicar no botão de adicionar novamente para concluir o processo de criação de usuário. O usuário precisa ter login de rede criado no AD (Active Directory) para ter acesso ao SIGAT. 

Criação de usuário.png

Figura 2 - Criação de usuário

Pesquisa de usuários

Para voltar no modo de pesquisa, clique na lupa acima do botão de adicionar. Agora é possível pesquisar pelo nome, login, nível de autorização dos usuários e o status do usuário (se está ativado ou não). Aperte ENTER ou clique no ícone da lupa para realizar a pesquisa, levando em consideração que a utilização de letras maiúsculas ou minúsculas não importa para a pesquisa (case insensitive). A tabela também mantem registros das datas de criação e alteração de cada usuário. Também é possível ordenar cada coluna por ordem alfabética ao clicar nos nomes das colunas da tabela.

Clique no ícone ao lado da lupa para limpar o filtro de pesquisa.

Pesquisa do SIGAT.png

Figura 3 - Pesquisa de usuário

Edição de usuário

Para alterar as configurações de um usuário, clique no ícone de edição (lápis) localizado na direita do usuário que deverá ser editado, e em seguida altere os campos desejados. Neste momento também é possível desativar ou ativar um usuário, porém não é possível remover um usuário do sistema. As alterações podem ser confirmadas ou canceladas pelos botões localizados na direita do usuário sendo editado.

Edição de usuário SIGAT.png

Figura 4 - Edição de usuário

Ao clicar em um usuário na tabela, será aberta uma nova tela que também permite alterar algumas permissões, ao mesmo tempo que permite visualizar as informações, a atividade no sistema e os chamados bloqueados deste usuário.

Atividade do usuário.png

Figura 5 - Atividade de usuário

Na tabela de chamados bloqueados do usuário também é possível acessar os chamados bloqueados através dos números de chamado, e os tickets no OTOBO através dos botões de "encaminhar" na tabela com links.

chamados-bloqueados-c.png

Figura 6 - Chamados bloqueados do usuário

Assim, estão concluídas as instruções relacionadas ao controle de usuários pelo SIGAT. 

Modelos de mensagem

OBJETIVO

Orientar servidores e estagiários para a utilização da aba de modelos de mensagem do SIGAT, que permite criar e editar textos pré-definidos para serem utilizados nos chamados do SIGAT.

Definições

SIGAT – Sistema de gestão de atendimento técnico desenvolvido pela prefeitura municipal de Sorocaba SP.


Utilização dos modelos

Esta aba permite a criação e edição de modelos de mensagem, os quais consistem em textos pré-definidos utilizados para agilizar e facilitar interações utilizadas com frequência em chamados. Modelos de mensagem podem ser utilizados na aba de "interações"  ou na aba de reparos de chamados, sendo separados por fila e tipo.

Modelo de mensagem na interação.png

Figura 1 - Modelos de mensagem em uma interação

Modelos de mensagem no reparo.png

Figura 2 - Modelos de mensagem em um reparo

Criação de modelos de mensagem

Por padrão, o SIGAT mostra os campos de preenchimento no modo pesquisa. Para criar um modelo de mensagem será preciso clicar no botão de adicionar no canto superior direito da tabela para alterar para o modo de criação.

Modo de criação de modelo de mensagem.png
Figura 3 - Alterar para criação de modelo de mensagem

Em seguida, os campos deverão ser preenchidos com o texto do modelo, a fila em que o modelo pode ser usado, e em qual tipo de situação ele pode ser utilizado. Depois, será preciso clicar no botão de adicionar novamente para concluir o processo de criação do modelo. O texto do modelo não aceita a utilização da tecla ENTER, todo o texto deverá ser escrito em uma única linha. 

Criação de modelo de mensagem-c.png

Figura 4 - Criação de modelo de mensagem

Pesquisa de modelos

Para voltar no modo de pesquisa, clique na lupa acima do botão de adicionar. Agora é possível pesquisar pelo texto, fila, tipo e o status do modelo (se está ativado ou não). Aperte ENTER ou clique no ícone da lupa para realizar a pesquisa, levando em consideração que a utilização de letras maiúsculas ou minúsculas importa para a pesquisa (case sensitive). A tabela também mantem registros das datas de criação e alteração de cada modelo. Também é possível ordenar cada coluna por ordem alfabética ao clicar nos nomes das colunas da tabela.

Clique no ícone ao lado da lupa para limpar o filtro de pesquisa.

Pesquisa de modelo.png

Figura 5 - Pesquisa de modelo de mensagem

Edição de modelos

Para alterar as configurações de um modelo, clique no ícone de edição (lápis) localizado na direita do modelo que deverá ser editado ou simplesmente clique em qualquer local na linha do modelo, e em seguida altere os campos desejados. Neste momento também é possível desativar ou ativar um modelo, porém não é possível remover um modelo do sistema. As alterações podem ser confirmadas ou canceladas pelos botões localizados na direita do modelo sendo editado.

Edição de modelo.png

Figura 6 - Edição de modelo de mensagem

Assim, estão concluídas as instruções relacionadas a criação e edição de modelos de mensagem pelo SIGAT. 

Locais

OBJETIVO

Orientar servidores e estagiários para a utilização da aba de locais do SIGAT, que permite criar e editar locais associados a endereços e secretárias para serem utilizados nos chamados do SIGAT.

Definições

SIGAT – Sistema de gestão de atendimento técnico desenvolvido pela prefeitura municipal de Sorocaba SP.


Utilização dos locais

Esta aba permite a criação e edição de locais, os quais representam os diversos ambientes e secretarias que são atendidos pela equipe de suporte técnico em chamados. Locais são associados a um chamado principalmente durante o procedimento de triagem no SIGAT, porém também podem ser alterados na aba de "informações" de chamados.

Local na triagem.png

Figura 1 - Local na triagem

Local no chamado.png

Figura 2 - Local em um chamado

Criação de locais

Por padrão, o SIGAT mostra os campos de preenchimento no modo pesquisa. Para criar um local será preciso clicar no botão de adicionar no canto superior direito da tabela para alterar para o modo de criação.

Modo de criação de local.png
Figura 3 - Alterar para criação de local

Em seguida, os campos deverão ser preenchidos com o nome do local, o endereço em que o local se encontra, a qual secretaria o local pertence e a região (região interna se refere ao paço municipal). Depois, será preciso clicar no botão de adicionar novamente para concluir o processo de criação do local. 

Criação de local.png

Figura 4 - Criação de local

Pesquisa de locais

Para voltar no modo de pesquisa, clique na lupa acima do botão de adicionar. Agora é possível pesquisar pelo nome, endereço, secretaria, região, status (se está ativado ou não) ou infovia do local (se o local possui acesso a rede da prefeitura ou não). Aperte ENTER ou clique no ícone da lupa para realizar a pesquisa, levando em consideração que a utilização de letras maiúsculas ou minúsculas não importa para a pesquisa (case insensitive). A tabela também mantem registros das datas de criação e alteração de cada local. Também é possível ordenar cada coluna por ordem alfabética ao clicar nos nomes das colunas da tabela.

Clique no ícone ao lado da lupa para limpar o filtro de pesquisa.

pesquisa de local.png

Figura 5 - Pesquisa de local

Edição de locais

Para alterar as configurações de um local, clique no ícone de edição (lápis) localizado na direita do local, e em seguida altere os campos desejados. Neste momento também é possível desativar ou ativar um local e desativar ou ativar a infovia, porém não é possível remover um local do sistema. As alterações podem ser confirmadas ou canceladas pelos botões localizados na direita do local sendo editado.

Edição de local.png

Figura 6 - Edição de local

Ao clicar em qualquer ponto da linha de um local na tabela, a navegação direciona para uma tela onde também é possível editar as informações deste local. Nesta tela também há uma aba "Telefones" que possibilita atribuir e editar diversos números de telefone a um mesmo local.

Edição de local-2.png

Figura 7 - Edição de local

Atribuição de telefones.png

Figura 8 - Atribuição de telefones

Para adicionar um telefone será necessário digitar um número e um setor relacionado. Em seguida, clique em "Salvar" para atribuir o telefone.

Adicionar telefone.png

Figura 9 - Adicionar telefone

Visão dos telefones.png

Figura 10 - Visão geral dos telefones

Assim, estão concluídas as instruções relacionadas a criação e edição de locais pelo SIGAT. 

Secretarias

OBJETIVO

Orientar servidores e estagiários para a utilização da aba de secretarias do SIGAT, que permite criar e editar secretarias associadas a locais utilizados nos chamados do SIGAT.

Definições

SIGAT – Sistema de gestão de atendimento técnico desenvolvido pela prefeitura municipal de Sorocaba SP.


Utilização das secretarias

Esta aba permite a criação e edição de secretarias, as quais representam os diversos setores que são atendidos pela equipe de suporte técnico em chamados. Secretarias são associadas aos chamados através dos locais, como foi mostrado anteriormente na pagina de "Locais".

Criação de secretarias

Por padrão, o SIGAT mostra os campos de preenchimento no modo pesquisa. Para criar uma secretaria será preciso clicar no botão de adicionar no canto superior direito da tabela para alterar para o modo de criação.

Modo de criação de secretaria-c.png
Figura 1 - Alterar para criação de secretaria

Em seguida, os campos deverão ser preenchidos com o nome da secretaria e a sigla. Depois, será preciso clicar no botão de adicionar novamente para concluir o processo de criação da secretaria. 

Criação de secretaria.png

Figura 2 - Criação de secretaria

Pesquisa de secretarias

Para voltar no modo de pesquisa, clique na lupa acima do botão de adicionar. Agora é possível pesquisar pelo nome, sigla e status (se está ativa ou não). Aperte ENTER ou clique no ícone da lupa para realizar a pesquisa, levando em consideração que a utilização de letras maiúsculas ou minúsculas não importa para a pesquisa no nome (case insensitive), porém importa para a pesquisa da sigla (case sensitive). A tabela também mantem registros das datas de criação e alteração de cada secretaria. Também é possível ordenar cada coluna por ordem alfabética ao clicar nos nomes das colunas da tabela.

Clique no ícone ao lado da lupa para limpar o filtro de pesquisa.

Pesquisa de secretaria.png

Figura 3 - Pesquisa de secretaria

Edição de secretaria

Para alterar as configurações de uma secretaria, clique no ícone de edição (lápis) localizado na direita da linha da secretaria ou simplesmente clique em qualquer local na linha da secretaria, e em seguida altere os campos desejados. Neste momento também é possível desativar ou ativar uma secretaria, porém não é possível remover uma secretaria do sistema. As alterações podem ser confirmadas ou canceladas pelos botões localizados na direita da linha da secretaria sendo editada.

Edição de secretaria.png

Figura 4 - Edição de secretaria

Assim, estão concluídas as instruções relacionadas a criação e edição de secretarias pelo SIGAT. 

Serviços

OBJETIVO

Orientar servidores e estagiários para a utilização da aba de serviços do SIGAT, que permite criar e editar serviços pré-definidos para serem utilizados nos chamados do SIGAT.

Definições

SIGAT – Sistema de gestão de atendimento técnico desenvolvido pela prefeitura municipal de Sorocaba SP.


Utilização dos serviços

Esta aba permite a criação e edição de serviços, os quais consistem em tarefas pré-definidas utilizadas para agilizar e facilitar interações utilizadas com frequência em chamados. Serviços servem para avaliação interna, sendo utilizados em chamados através das abas de "Infraestrutura" e de "reparos".

Serviços em reparos.png

Figura 1 - Serviços em um reparo

Serviços em infraestrutura.png

Figura 2 - Serviços na aba de "Infraestrutura"

Criação de serviços

Por padrão, o SIGAT mostra os campos de preenchimento no modo pesquisa. Para criar um serviço será preciso clicar no botão de adicionar no canto superior direito da tabela para alterar para o modo de criação.

modo de criação de serviço.png
Figura 3 - Alterar para criação de serviço

Em seguida, os campos deverão ser preenchidos com o nome do serviço, a fila em que o serviço poderá ser utilizado, a sua unidade de medida, a sua complexidade e seu valor unitário.

Depois, será preciso clicar no botão de adicionar novamente para concluir o processo de criação do serviço.

Criação de serviço.png

Figura 4 - Criação de serviço

Para dar um maior detalhamento aos principais campos da tabela:

Pesquisa de serviços

Para voltar no modo de pesquisa, clique na lupa acima do botão de adicionar. Agora é possível pesquisar pelo nome do serviço, fila, unidade de medida, complexidade, valor unitário e o status do serviço (se está ativado ou não). Aperte ENTER ou clique no ícone da lupa para realizar a pesquisa, levando em consideração que a utilização de letras maiúsculas ou minúsculas não importa para a pesquisa (case insensitive). A tabela também mantem registros das datas de criação e alteração de cada serviço. Também é possível ordenar cada coluna por ordem alfabética ao clicar nos nomes das colunas da tabela.

Clique no ícone ao lado da lupa para limpar o filtro de pesquisa.

Pesquisa de serviços.png

Figura 5 - Pesquisa de serviço

Edição de serviços

Para alterar as configurações de um serviço, clique no ícone de edição (lápis) localizado na direita do serviço que deverá ser editado ou simplesmente clique em qualquer local na linha do serviço, e em seguida altere os campos desejados. Neste momento também é possível desativar ou ativar um serviço, porém não é possível remover um serviço do sistema. As alterações podem ser confirmadas ou canceladas pelos botões localizados na direita do serviço sendo editado.

Edição de serviço.png

Figura 6 - Edição de serviço

Assim, estão concluídas as instruções relacionadas a criação e edição de serviço pelo SIGAT. 

Bancadas

OBJETIVO

Orientar servidores e estagiários para a utilização da aba de bancadas do SIGAT, que permite criar e editar bancadas utilizadas nos reparos dos chamados do SIGAT.

Definições

SIGAT – Sistema de gestão de atendimento técnico desenvolvido pela prefeitura municipal de Sorocaba SP.


Utilização das bancadas

Esta aba permite a criação e edição de bancadas, as quais representam as bancadas físicas utilizadas principalmente pela equipe de manutenção de hardware, com exceção da bancada 0, a qual é utilizada por todas as outras filas para realizar atendimentos em equipamentos de chamados.

reparo manutenção.png

Figura 1 - Reparo na manutenção de hardware

reparo remoto.png

Figura 2 - Reparo em outras filas

Criação de bancadas

Nesta aba não existe um campo de pesquisa devido ao baixo numero de bancadas que existem na prefeitura. Para criar uma bancada será preciso clicar no botão de adicionar no canto superior direito da tabela para alterar para o modo de criação.

modo de criação de bancada.png
Figura 3 - Alterar para criação de bancada

Em seguida, será preciso clicar no botão de adicionar novamente para concluir o processo de criação da bancada. Cada bancada recebe um numero identificador que é incrementado automaticamente.

criar bancada.png

Figura 4 - Criação de bancada

Edição de bancadas

Para alterar as configurações de uma bancada, clique no ícone de edição (lápis) localizado na direita da bancada que deverá ser editada ou simplesmente clique em qualquer local na linha da bancada, e em seguida ative ou desative a bancada. Não é possível remover uma bancada do sistema. As alterações podem ser confirmadas ou canceladas pelos botões localizados na direita da bancada sendo editada.

Sempre que um reparo é iniciado utilizando uma bancada ela ficara ocupada, com a única exceção sendo a bancada 0.

Uma bancada não pode ser editada quanto está sendo ocupada por um reparo.

Edição de bancada-c.png

Figura 5 - Edição de serviço

Assim, estão concluídas as instruções relacionadas a criação e edição de secretarias pelo SIGAT.