Nível 0 - Processo de Triagem
OBJETIVO
Padronização dos serviços de Atendimento Remoto, visando a eficácia do atendimento aos usuários dos serviços de TI, recebendo demandas de incidentes e solicitações que interfiram nas atividades regulares dos serviços oferecidos pelo DGTI e padronizar o primeiro atendimento, funcionando como ponte entre os usuários e o suporte técnico específico para o serviço demandado, solucionando problemas do dia a dia.
REFERÊNCIA CRUZADA
Procedimentos
ATENDIMENTO AO USUÁRIO HELPDESK - SUPORTE
Instruções de trabalho
Definições
SIGAT – Sistema Geral de Atendimentos desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Sorocaba SP.
OTOBO – É um sistema baseado na versão 6 do OTRS Community Edition, desenvolvido pela Rother OSS, visando mais agilidade na distribuição de atualizações para as versões gratuitas, o que não estava ocorrendo com o OTRS. Substitui o OTRS utilizado anteriormente pela Prefeitura Municipal de Sorocaba SP.
Abertura de chamado Nível 0
Para abrir um chamado, o solicitante deverá preferencialmente enviar um e-mail para informatica@sorocaba.sp.gov.br, detalhando o problema e/ou solicitação para o atendimento, se possível e/ou necessário anexando as evidências.
Estritamente em casos que envolvam situações/pessoas críticas o atendimento poderá ser registrado por telefone.
O e-mail deverá conter:
-
Nome do usuário solicitante;
-
Local de trabalho (Seção/Divisão/Secretaria);
- Endereço da unidade;
-
Telefone para contato;
-
Número de patrimônio;
-
Descrição do problema ou do serviço a ser solicitado.
Atendimento via OTOBO – Nível 0
O sistema utilizado para gestão do Nível 0 é o OTOBO, que pode ser acessado através do link: https://csti.sorocaba.sp.gov.br/otobo/.
Também é possível acessar o OTOBO através do SIGAT clicando no botão de "Encaminhar" localizado ao lado do ticket de qualquer chamado. Este botão levará a navegação para as informações especificas do chamado dentro do OTOBO.
Figura 1 - Botão de encaminhar do SIGAT
-
Para acessar o sistema, colocar as credenciais de acesso, o mesmo utilizado para acessar o computador;
Figura 2- Login no OTOBO
-
2. Verificar os chamados abertos automaticamente pelo sistema OTOBO, que são direcionados automaticamente para a fila Nível 0;
Figura 3 - Visão de filas do OTOBO
Figura 4 - fila nível 0 do OTOBO
- 3. Após selecionar um chamado do Nível 0 será preciso classificar o Ticket, através do botão "Change Ticket".
Figura 5 - Botão "Change Ticket" do OTOBO
- 4. Após clicar neste botão, aparecerá uma nova janela com o campo "Tipo". Ao clicar neste janela, quatro opções aparecerão. Você selecionará estas opções de acordo com a descrição do problema ou do serviço solicitado:
- Incidente: Geralmente se refere a um problema geral com solução já conhecido, como a falta de rede em uma unidade inteira, ou um site da prefeitura que se encontra inacessível;
- Problema: Se refere a qualquer problema que um solicitante pode ter, como a falta de rede em seu computador, defeitos em impressoras, falhas em programas que o solicitante usa e diversos outros problemas;
- Requisição de Serviço: Se refere aos diversos tipos de tarefas que podem ser realizadas para auxiliar o solicitante, como a instalação de uma impressora, configuração de conta em um programa, instalação de um programa e diversas outras tarefas;
- Unclassified: Se refere ao estado inicial de qualquer ticket (sem classificação).
Figura 6 - Campo "Tipo" do OTOBO
- 5. Após selecionar o "Tipo" para o ticket, você precisará selecionar um serviço, o qual depende da fila a qual o chamado pertence. Cada categoria de fila pode ser expandida para um maior detalhamento. Depois de selecionar o Serviço, simplesmente clique em enviar.
Figura 7 - Campo "Serviço" do OTOBO
- 6. Agora, será preciso associar o Ticket a uma localização. Primeiramente, clique no botão "Outros", e logo em seguida clique em "Associar".
Figura 8 - Botão "Outros" do OTOBO
- 7. Após clicar neste botão, uma janela aparecerá com o campo "Estabelecer link com". Clique neste campo, depois em "Item de configuração" para expandir as opções e selecione "Localização".
Figura 9 - Estabelecer link com localização no OTOBO
- 8. Após selecionar a opção de localização, preencha o campo "Nome" com o nome do local que foi informado no e-mail do ticket, e depois clique no botão "Iniciar busca". Em seguida, serão apresentados os resultados da busca, marque o resultado que se refere ao local pesquisado e depois clique em "Adicionar Associações". Caso o local a ser procurado não exista no OTOBO, informe o local para o Gabriel Xisto e ignore a etapa de associação.
Figura 10 - Associar a uma localização
-
9. Cabe ao responsável direcionar o ticket aos outros setores de acordo com a(s) necessidade(s) do solicitante, através do campo "- Mover -". Aparecerão diversas opções, porém na maioria do caso apenas quatro serão utilizadas:
-
Seção de Suporte Técnico - Fila Suporte-SIGAT;
-
Seção de Redes - Filas Gestão de Redes e Manutenção Infra
-
Seção de Telefonia - Filas Gestão de telefonia e Telefonia Fixa
-
Seção de Sistemas - Fila SSIS;
-
Figura 11 - Mover a fila do ticket no OTOBO
Demandas direcionadas à Seção de Suporte Técnico passam por mais uma triagem no sistema SIGAT;
Triagem SIGAT
Figura 12 - Tela de triagem do SIGAT
Para acessar o sistema, acessar o endereço: https://sigat.sorocaba.sp.gov.br/painel e clicar na aba "Triagem".
O painel é um espelho da fila Suporte Atendimento do OTOBO
A tela de triagem é dividida em quatro partes.
Primeira parte: solicitação e interações
Figura 13 - Primeira parte da triagem do SIGAT
A primeira parte contém a solicitação e demais interações (artigos) espelhados do OTOBO.
Caso falte alguma informação ou a solicitação não seja do escopo da Seção de Suporte Técnico, clicar no botão "Devolver" e escrever o motivo.
Segunda parte: equipamentos e serviços
Figura 14 - Segunda parte da triagem do SIGAT
Nessa parte, deverão ser observados se os equipamentos reclamados pelo solicitante estão na lista e se são, de fato, equipamentos de informática. O sistema automaticamente tenta, através das mensagens do OTOBO, identificar os equipamentos pelo número de patrimônio e trazer as descrições.
Em alguns casos, o equipamento deverá ser adicionado manualmente pelo botão "+" ou pelo botão "Lote", sendo obrigatório o preenchimento dos campos "Número" e "Descrição"
Caso o chamado seja sobre Solicitação de Equipamentos do laboratório, preencher da seguinte forma:
- Número "vazio"
- Descrição "vazio"
Após verificada a lista, clicar no botão "Confirmar". O sistema irá checar ocorrências nos equipamentos, ou seja, se algum equipamento da lista já está sendo atendido ou foi classificado como inservível.
Se, após a lista ser confirmada, for necessário fazer alguma alteração, clicar no botão "Alterar".
Se houverem ocorrências, será exibida uma tela parecida com a figura abaixo:
Figura 15 - Tela de ocorrências
Ao clicar na linha da ocorrência, será aberto um nova aba com o chamado em questão para que o caso seja avaliado.
Também é possível que alguns chamados possuam serviços. As opções de serviços são definidas após um chamado ser movido do nível 0 para outra fila. Primeiramente, verifique se as opções de serviços que aparecem condizem com a mesma fila do problema mencionado no chamado, ou seja, se o chamado menciona problemas relacionados a redes, todas as opções de serviço devem se referir a fila de redes.
Figura 16 - Opções de serviços
Caso as opções sejam de uma fila diferente do problema mencionado, é possível que o chamado tenha sido movido para a fila incorreta. Retorne o chamado para o nível 0 e mova para a fila correta para dar continuidade a triagem.
Em seguida, será preciso selecionar os serviços pré-definidos que melhor representam a solicitação do chamado. Diferente dos equipamentos, os serviços não precisam ser confirmados.
Caso o serviço solicitado no chamado não apareça como opção, peça para que uma chefia com um nível maior de acesso no SIGAT adicione o serviço desejado ao sistema.
Terceira parte: anexos
Figura 17 - Anexos da triagem do SIGAT
Os anexos deverão ser baixados (clicando no nome do arquivo) e analisados para verificar se são relevantes para o caso. Se não forem, o anexo deve ser ignorado através do botão da lata de lixo.
Quarta parte: informações
Figura 18 - Informações da triagem do SIGAT
De acordo com a solicitação recebida, deverão ser preenchidos os campos:
- Resumo da solicitação: descrição resumida do pedido. É obrigatório. Evitar descrições genéricas, pois esse dado é importante para relatórios e atendimentos presenciais;
- Solicitante: É obrigatório. É preenchido automaticamente pelo sistema.
- Telefone: É obrigatório. Aceita apenas dígitos de 0 a 9, sem espaços.
- Local: É obrigatório. Aceita somente o que for sugerido no preenchimento.
- Complemento: Não é obrigatório, porém útil para inserção de endereço, referências e informações para agilizar o atendimento.
Com tudo preenchido, basta clicar no notão "Importar Chamado".
Conclusão
O sistema irá exibir uma mensagem de sucesso e um link para voltar ao painel de triagem.
Figura 19 - Mensagem de sucesso na importação.